AS LIÇÕES DE VIDA DO FUNDADOR DA REDE DE LOJAS LEBES

*Por: Alair Oliveira Almeida.

Mais de 400 pessoas estiveram presentes no auditório da Sicredi Pampa Gaúcho, na noite desta quinta-feira, para ouvir o fundador da rede de lojas Lebes, Otélio Drebes e suas lições da vida. Não faz muito tempo, ele decidiu pegar a estrada, com uma fantástica estrutura de logística, para dizer como venceu no trabalho. Sua entrada no auditório foi ao som de Querência Amada, mas depois ganhou o público com o Canto Alegretense. Um homem hoje com 83 anos, mas com uma vitalidade impressionante. Estudou até o quinto ano primário, mas frequentou a escola da vida e ensina com extrema competência. Filho de agricultores da região do Alto Taquari, já aos 13 anos atravessava o rio para vender produtos em São Jerônimo. Disse que bem antes, aos 6 anos já possuía a queda para as vendas como vendedor de rapaduras. “Eu tinha a vocação de lidar com gente, de ser negociante”, contou.Otelio Drebs

ACREDITAR NAQUILO QUE SONHA

Depois de exibir um vídeo sobre a sua empresa que completou 60 anos, Otélio Drebes relatou que a Lebes foi um sonho que conquistou tendo como sua grande companheira a persistência. O palestrante, muito divertido, intercalou sua palestra com dinâmicas de grupo e colocou o público a fazer alongamentos e até ensaiou a tradicional “ola”. Ensinou o empresário que o segredo para uma pessoa ou empresa de bem é acreditar naquilo que quer. É preciso ser melhor naquilo que você faz, tem que ser a alma de seu negócio. E recomendou: gaste menos do que ganha.

UMA POTÊNCIA CHAMADA LOJAS LEBES

Uma evolução fantástica de sua rede de lojas. Começou com um comércio modesto, em São Jerônimo, com apenas 4 funcionários. Sessenta anos depois, a rede de varejo Lebes, com mais de 140 lojas em todo o Estado, tem 3,2 mil funcionários. O empresário Drebes deixou escapar que pretende trazer uma filial da empresa que trabalha com eletroeletrônicos, móveis e decoração para Alegrete.

CRISE E OPORTUNIDADES

Para o empresário Otélio Drebes, crise não está no seu vocabulário. Ele disse não gostar de falar em crise e sim em oportunidades. Em tempos difíceis, se mantém ganhando menos, mas quem estiver preparado, vai ganhar muito. Para uma a empresa ir bem, enumerou três fatores considerados essenciais: tratar bem do fornecedor, muita atenção ao cliente e ter uma equipe que tenha liberdade com responsabilidade.

OTÉLIO DREBES, SUAS VERDADES, VALORES E MOTIVAÇÃO
O empresário Otélio é um palestrante que se movimenta no palco. Toda a vitalidade se deve aos exercícios que pratica por uma hora e meia quatro vezes por semana. Um homem que não se preocupa com sua idade, tudo é questão de saúde e afirma estar vivendo seu melhor momento. Um estoque impressionante de energia e alegria. Ele relaciona seis verdades que as pessoas deveriam seguir : podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher o que semeamos; insista na sua saúde dedicando um tempo para você; dê atenção e valor para sua família; é preciso gostar de si próprio; ter fé no futuro e nunca parar de aprender. Houve um momento durante sua palestra que distribuiu rosas ao público e encerrou mostrando habilidades no acordeon.
O evento foi promovido pelo PampaTec e o ingresso valia duas caixas de leite em favor do Asilo Ari Vargas Paim. Foram arrecadadas mais de 700 caixas de leite. No início, houve a entrega de prêmios aos vencedores dos Desafios Modelo de Negócios PampaTec. A palestra culminou com um jantar servido aos participantes e que foi trazido pela equipe do palestrante.

VEJA AS FOTOS.

Share