COMO APRESENTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS EM 10 PASSOS
A Sequoia Capital é uma tradicional empresa de capital de risco da Califórnia, nos EUA. Sua expertise em identificar e financiar empreendimentos com capacidade de crescimento é atestada por sua carteira de favorecidos, que inclui Steve Jobs. Acostumada a receber todo tipo de plano de negócios, a empresa resolveu compartilhar qual é o tipo de apresentação que mais chama sua atenção:
“Nós gostamos de planos que apresentem o máximo de informação com o mínimo de palavras possível. Um modelo de 15 a 20 slides é tudo que é necessário”.
Os 15 a 20 slides mencionados pela Sequoia devem ser preenchidos por 10 tópicos de informação, que são:
1- O propósito da empresa
Definir o negócio em uma única frase.
2- O Problema
Descrever o problema do cliente (ou do cliente do cliente) e apontar em linhas como ele lida com esse problema atualmente.
3- A Solução
Apresentar qual inovação sua empresa pretende introduzir para deixar a vida do cliente melhor, descrever seu nicho de mercado, ilustrar com cases.
4- Por que agora?
Descrever a evolução histórica do segmento em que atua e apresentar tendências atuais que viabilizam a solução proposta.
5- O Mercado
Identificar seu público alvo e calcular a evolução de market share que sua empresa pretende alcançar.
6- A concorrência
Listar os principais concorrentes e seus diferenciais
7- O produto ou serviço
Detalhar as características do produto ou serviço (forma, funcionalidades, propriedades intelectuais, etc) e seus planos de desenvolvimento.
8- O modelo de negócios
Apresentar a precificação, modelo de venda, distribuição, lista de clientes
9- A equipe
Apresentar os fundadores e diretores da empresa
10- As finanças
Apresentar o balanço patrimonial, demonstrativo de lucros e perdas, fluxo de caixa e a proposta de negociação.